Definições e Diferenças entre os Pisos de Madeira

Pisos de madeira maciça: são assoalhos (ou tábuas-corridas) ou tacos, fabricados em madeira maciça. Serão instalados na condição em que foram cortados na fábrica e após a instalação será feita a raspagem, calafetação das juntas e frestas e a aplicação do acabamento (cera ou verniz) já no local de uso final.

Piso-pronto: são assoalhos em tábuas mais curtas de madeira maciça, com encaixe nos quatro lados da peça que chegam à sua obra pré-acabados com verniz de fábrica. Não necessitam de raspagem ou acabamentos. De instalação muito mais rápida são fabricados em comprimentos aleatórios (random-lenght) que proporcionam um melhor aproveitamento da matéria-prima (madeira nobre) e ainda deixam um visual moderno.

Piso Engenheirado: em língua inglesa, “engineered flooring”. Trata-se de um piso com uma camada de 3mm a 7mm de madeira maciça nobre na parte superior, mas com melhorias na engenharia interna do produto, através da construção de uma estrutura trançada (engenheirada) de camadas intermediárias de chapas de madeira compensada, que proporciona mais estabilidade ao piso e melhor aproveitamento de madeiras nobres que pode ser instalado colado ou flutuante.

Carpete de madeira: um revestimento leve que possui uma fina camada (1 a 2 mm) superior feita de lâmina de madeira nobre. Sua estrutura interna é feita de chapas de madeira compensada. Normalmente apresentado em réguas finas (10 a 12 mm), é instalada de modo “solto” (instalação flutuante) em contrapisos previstos para carpete convencional (têxtil).

Piso laminado: piso sintético em melamínico com padrões que imitam a madeira. Uma chapa de MDF (médium desinty ….)ouHDF (high density fiberboard – tábua de fibras de alta densidade) com uma lamina de papel decorativo que imita os veios e tons de madeira, com imagens de aparência fotográfica. Sua instalação é no método flutuante (solto). Este piso é fixado com ou sem cola (depende do sistema) e através de encaixes macho-e-fêmea.

Piso Vinílico: produto apresentado em três padrões: placas em medidas maiores mais retangulares e quadradas, na forma de piso de madeira (réguas) e em rolo (manta). É produzido de material plástico, em camadas finas (também conhecido por PVC) e especificadas para cada um de seus padrões. Por se tratar de material extremamente resistente aos raios UV e de excelente impermebialização em sua superfície, com capacidade para receber imagens que imitam os desenhos e formas de pisos (cerâmica, mármores, madeira), é uma opção interessante para decoração e uso em escritórios e residências, bem como áreas industriais e da saúde (academias, clínicas e hospitais).