Floresta em Pé – Com Manejo é Possível!

O que é o MANEJO florestal?

O Manejo Florestal é um conjunto de técnicas empregadas para a exploração florestal de maneira sustentável, ou seja, sem agredir o meio ambiente.
O planejamento é rigoroso e para colher a madeira é preciso obter uma licença da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O documento só é emitido após uma análise da propriedade, com base em fotos feitas via satélite e uma visita ao local. É necessário cumprir determinações como diâmetro mínimo das árvores para corte e proteção das árvores menores, que serão retiradas em colheitas futuras. É importante ressaltar que o manejo prevê a produção limitada de madeira. Essa prática envolve planejamento, produção, rentabilidade, segurança no trabalho, respeito à legislação, logística de mercado, conservação florestal e serviços ambientais.

O manejo é LEGAL!

Quem respeita a lei só tem a ganhar

A única maneira de fazer uso legalmente das florestas da Amazônia é por meio de planos de manejo. A determinação é do artigo 15 do Código Florestal Brasileiro, regulamentado pelo Decreto 1.282/94 e Portaria 048/95. O manejo florestal é obrigatório e as empresas que não o fazem estão sujeitas a diversas penas. Seguindo a lei e adotando o manejo florestal sustentável, o setor madeireiro pode ampliar a geração de empregos e o rendimento familiar das regiões de floresta amazônica.

 

Fonte: SINDUSMAD